//periodicos.unisa.br/index.php/veredas/issue/feedVEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades2024-12-11T15:47:27-03:00Patricia M. F. Coelhopfcoelho@prof.unisa.brOpen Journal Systems<p>A <em>Veredas – Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas</em> <em>–</em> é uma publicação semestral do Programa de Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro - UNISA - e tem por objetivo propor reflexões abrangentes e interdisciplinares para fenômenos históricos, jurídicos, políticos, sociais, estéticos, comunicacionais, educacionais etc., com abordagens em diferentes áreas do conhecimento, desde que dialoguem com as Ciências Humanas. São bem-vindas, em fluxo contínuo, contribuições originais de mestres e doutores na forma de artigos, resenhas e entrevistas, a fim de difundir o conhecimento científico de maneira a criar interações com a comunidade científica nacional e internacional. </p>//periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/632Os princípios da neurociência na aprendizagem2024-09-24T14:22:32-03:00Alvaro Martins Fernandes Júnioralvarojunior777@gmail.comLaura Maria de Moraes Pereiralauramariaamoh@gmail.com<p>A presente pesquisa é uma adequação do Trabalho de Conclusão de Curso executado como requisito para a obtenção do diploma de Licenciatura em Pedagogia. A pergunta que a presente pesquisa visou responder foi: “como o entendimento aprofundado dos princípios neurocientíficos podem aprimorar a eficácia pedagógica de um professor?”. A metodologia envolveu uma abordagem bibliográfica e documental, respaldada por pesquisa qualitativa e exploratória. Autores como Amaral e Guerra (2020); Bogdan e Biklen (1994); Brandão (1981); Gil (2010); Lent (2010); Marconi e Lakatos (2017); Minayo (2011) e Richardson (2011) fundamentam a pesquisa. O trabalho conclui que as descobertas da neurociência têm aplicações significativas para promover o desenvolvimento cognitivo e motivacional dos alunos ao longo de sua jornada educacional.</p>2024-12-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades//periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/631Projetos de vida de professores e suas implicações no processo educacional dos alunos2024-09-14T12:21:56-03:00Denise D Auria Tardelidenisetardeli@gmail.comKethi Cristina do Rosário Squecola Alexandrekethicris@hotmail.com<p>Este estudo tem como objetivo avaliar a compreensão que professores de Ensino Médio têm sobre seus projetos de vida no que se refere à profissão docente e como percebem o impacto de suas atuações na formação de seus alunos. Os objetivos específicos abordam a compreensão da perspectiva temporal do conceito de projeto de vida e sua estrutura psicológica, assim como o entendimento das aspirações profissionais dos professores investigados. Os motivos, valores e percepções das realizações profissionais também são analisados. A metodologia da investigação envolve um questionário de perfil e de impressões elaborado para esse fim, aplicado de forma remota, via <em>Google Forms</em>, em 32 professores atuantes no estado de São Paulo. Esta pesquisa exploratória tem como fundamentação teórica autores da área da psicologia, moralidade e educação, que trazem explicações mais abrangentes sobre o projeto de vida como constituinte da personalidade dos profissionais. Os resultados demonstram que o projeto de vida é um ato pessoal intransferível que compromete o ser e o fazer e dá oportunidade de nos expressarmos socialmente como pessoas construtivas, participativas e vinculadas com os ideais sociais que congregam com a história de vida de cada um.</p>2024-12-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades//periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/656Travestis e mulheres trans na prostituição2024-11-24T20:00:02-03:00Cristiano de Jesus Andradecristianoandradepsico@gmail.comGabriel Silva Alvessagabriel.musica@gmail.com<p>Partindo da perspectiva da escrita de um insaio, este trabalho tem por objetivo discutir a inserção de travestis e mulheres trans na prostituição, sob a ótica crítica materialista, para buscar compreender as maneiras que se configuram tal fenômeno, bem como analisar a segregação das pessoas que formam uma significativa parcela da população dependente desta prática para sobreviver e como ocorre o processo ideológico e cultural de construção e manutenção do corpo trans pensado como mercadoria nas relações prostitucionais.</p>2024-12-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades//periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/636A pré-história de Seignobos2024-09-27T20:43:12-03:00Luis Ernesto Barnabéluis.ernesto@uenp.edu.brJéssica Andradejessica.ejfs@gmail.com<p>Esta pesquisa busca compreender a presença e usos da História Antiga no âmbito escolar brasileiro do fim do século XIX e início do século XX, dando enfoque na implementação do recente conceito de pré-história, que ganhava cada vez mais espaço nos debates acadêmicos e obras oitocentistas, inclusive nos compêndios escolares. A análise recai sobre o <em>Compendio de Historia da Civilisação</em>, de Charles Seignobos, publicado no Brasil pela Francisco Alves a partir de duas frentes: a) mapeamento da circulação por meio de anúncios na imprensa; b) a escrita da pré-história presente, problematizando seu impacto na cronologia e sentido da história humana.</p>2024-12-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades//periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/633Desafios e possibilidades na formação contínua de professores para uma educação humanizadora e inclusiva2024-09-25T18:49:09-03:00Siderly do Carmo Dahle de Almeidasiderly.c@gmail.comSilmara Pimentel Barbosa Lemessilpilemes@hotmail.comAna Paula Pedrina Spadaanapaulaspada7@gmail.com<p>Este estudo explora a importância da formação contínua de professores sob a ótica da Pedagogia Histórico-Crítica, com o objetivo de promover uma educação humanizadora e inclusiva. O objeto de estudo é a formação contínua dos educadores em um cenário educacional em constante transformação social, cultural e política. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise teórica, para desenvolver estratégias e práticas pedagógicas que valorizem a totalidade do ser humano, respeitando as diferenças e singularidades dos estudantes. Os resultados indicam que a formação contínua, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, é essencial para superar desafios educacionais contemporâneos, contribuindo para a formação de indivíduos críticos e capazes de atuar de maneira transformadora na sociedade.</p>2024-12-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades