//periodicos.unisa.br/index.php/pluralistas/issue/feedRevista Pluralistas - Revista Discente Interdisciplinar da Universidade Santo Amaro – UNISA2024-11-25T09:24:32-03:00Luciana Scognamiglio de Oliveirarevista.pluralistas@unisa.brOpen Journal Systems<p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; background: white;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">A <em>Revista </em><em><span style="font-family: 'Arial',sans-serif;">Pluralistas. Revista Discente</span> Interdisciplinar da Universidade Santo Amaro - UNISA </em>é um periódico semestral e publica artigos, resumos, resenhas e entrevistas destinados a divulgar contribuições interdisciplinares, destacadamente, no campo das humanidades. Resultados parciais e finais de pesquisas desenvolvidas em diferentes espaços da produção do conhecimento e que estabeleçam o diálogo entre saberes correlatos ou não interessam ao escopo da <em>Revista Pluralistas. </em>As submissões de artigos são direcionadas à seção dossiê temático, respeitando prazos estipulados, bem como à seção artigos livres, cujo fluxo é contínuo. Em ambas as modalidades os artigos são submetidos à avalição por pares. Todas as modalidades de contribuição não implicam qualquer tipo de pagamento. </span></p>//periodicos.unisa.br/index.php/pluralistas/article/view/640O uso exacerbado da tecnologia2024-10-22T14:51:16-03:00Sarah Britosarah.fbrito20@hotmail.comCaroline SantosCarolineq.s@hotmail.comYasmin Pereirayasmin.pessoa@aluno.soueinstein.com.br<p>Este artigo analisa os impactos do uso excessivo da tecnologia na vida cotidiana, focando nos aspectos sociais, psicológicos e motores. Destaca a importância da intervenção escolar na conscientização sobre as tecnologias de informação. Embora a tecnologia traga benefícios, seu uso desregrado pode prejudicar a saúde mental e física, afetar o aprendizado e contribuir para o isolamento social. Utilizada de forma equilibrada, pode ser uma ferramenta valiosa no desenvolvimento pessoal e social. O objetivo é fornecer alternativas para o uso consciente das tecnologias no ensino e promover a capacidade humana criativa.</p>2025-02-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Pluralistas - Revista Discente Interdisciplinar da Universidade Santo Amaro – UNISA//periodicos.unisa.br/index.php/pluralistas/article/view/646Ideologia e racismo estrutural2024-11-06T17:31:20-03:00Bruna Caroline Souza Severinobcaroline.liceu@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho visa analisar o sistema de justiça como aparelho ideológico de Estado na manutenção do racismo estrutural, com ênfase no perfilamento racial nas abordagens policiais. Adota-se um método dedutivo, com abordagem qualitativa e pesquisa exploratória em fontes bibliográficas. Inicialmente, busca-se compreender os conceitos de ideologia e seus aparelhos, fundamentando-se nas obras de Louis Althusser, além de investigar a subjetividade jurídica à luz das contribuições de Evguiéni Pachukanis. Em seguida, abordam-se os conceitos de raça e racismo estrutural no contexto brasileiro. O estudo examina a relação entre ideologia, racismo e perfilamento racial, utilizando como referência o HC 208.240/SP do Supremo Tribunal Federal.</span></p>2025-02-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Pluralistas - Revista Discente Interdisciplinar da Universidade Santo Amaro – UNISA//periodicos.unisa.br/index.php/pluralistas/article/view/647O Divino no poético2024-11-04T08:57:47-03:00Denise Silva dos Santoss.dhe.santos@gmail.comMaria Auxiliadora Baseiombaseio@uol.com.br<div> <p>O imaginário mitológico está presente em diversas civilizações desde o princípio da humanidade com o objetivo de explicar o incompreendido, o sobrenatural, os fenômenos da natureza etc. Muitas mitologias passaram a fazer parte do patrimônio da Literatura de muitas sociedades, como é o caso da Mitologia Grega, uma vez que perderam a sua característica sacra e não há mais indivíduos que cultuem os deuses antigos na atualidade. No entanto, há mitos que pertencem ao domínio da teologia, além disso, serviram – e servem – como fonte de inspiração para autores literários, compositores musicais, escritores de peças e de novelas, em suma, a toda expressão artística, como acontece com a Mitologia Cristã. Neste trabalho, busca-se verificar o diálogo de obras literárias com textos bíblicos por meio dos estudos comparativos de literatura. O corpus se compõe das obras <em>As Crônicas de Nárnia</em> e <em>O Peregrino</em>, dos autores C.S. Lewis, John Bunyan, respectivamente, com o objetivo de analisar a reverberação bíblica na criação artística literária dessas obras.</p> </div>2025-02-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Pluralistas - Revista Discente Interdisciplinar da Universidade Santo Amaro – UNISA//periodicos.unisa.br/index.php/pluralistas/article/view/654Psicoeducação na higiene do sono2024-11-11T09:59:12-03:00Renata Brito das Chagasrenata2010sp@outlook.comDaiane da Silva Amaraldaianeamaral17@outlook.com.brFernando Brasil da Silvafbrasil@prof.unisa.br<p>O presente artigo é uma revisão bibliográfica narrativa, que tem como objetivo discorrer acerca de como a psicoeducação da higiene do sono pode auxiliar na redução do uso de fármacos em crianças na idade pré-escolar (4-5 anos), com insônia comportamental. Os critérios para diagnosticar insônia são a insatisfação predominante com a qualidade ou a quantidade de sono, dificuldades em iniciar ou manter o sono, podendo haver despertares frequentes e/ou problemas para retornar a dormir, acarretando sofrimento clinicamente significativo e prejudicando o funcionamento social. Embora o uso de fármacos seja importante em determinados casos, essa não é a única forma de lidar com distúrbios de sono em crianças. Outra forma de lidar com essa questão envolve adaptar alguns comportamentos, como a adoção da Higiene do Sono, que pode ser efetuado independentemente da idade ou do motivo dos problemas para dormir.</p>2025-02-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Pluralistas - Revista Discente Interdisciplinar da Universidade Santo Amaro – UNISA//periodicos.unisa.br/index.php/pluralistas/article/view/643A democratização dos espaços de aprendizagem em prol das infâncias na educação infantil2024-11-25T09:24:32-03:00Kaliany Araujo Coqueirokalyaraujo15@gmail.comLeticia Aparecida Gonçalves Laraleticialara.0197@gmail.comJanderson Lacerda Teixeirajlteixeira@prof.unisa.br<p>Durante todo o percurso escolar, o sujeito vivencia diversas experiências de aprendizagens dentro e fora de sala de aula. Sendo assim, é inegável que a ocupação dos espaços escolares é fundamental para a construção significativa do ensino-aprendizagem. A democratização dos espaços na Educação Infantil, objeto de estudo deste artigo, é um desafio para as Escolas, professores, gestores e profissionais da educação. Esta pesquisa busca uma reflexão sobre a importância da democratização dos espaços escolares para a primeira infância. Buscamos compreender também em que medida a relação da criança com os espaços da escola favorecem a construção de autonomia e aprendizagens e, por fim, discutiremos a importância da democratização dos espaços escolares, desde o processo de contrução até a ocupação e utilização dos prédios. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, a partir de consultas às diretrizes para educação infantil, dos indicadores de qualidade e do currículo da cidade de São Paulo.</p>2025-02-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Pluralistas - Revista Discente Interdisciplinar da Universidade Santo Amaro – UNISA