Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia <div data-olk-copy-source="MessageBody">A revista "Com Vivência" é uma iniciativa dedicada à divulgação das ações de extensão universitária da Universidade Santo Amaro (UNISA) e de outras instituições. "Com Vivência" pretende demonstrar a importância das universidades na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, evidenciando a contribuição da UNISA na formação de profissionais capacitados e cidadãos conscientes.</div> <div class="x_elementToProof">"Com Vivência" busca destacar projetos que geram benefícios significativos para as comunidades, servindo como exemplo e inspiração para futuras iniciativas. A missão da revista é criar um espaço para compartilhar, debater e aprimorar experiências bem-sucedidas, contribuindo para o crescimento contínuo da extensão universitária no Brasil.</div> pt-BR gjsilva@prof.unisa.br (Guilherme José da Costa Silva) periodicos@unisa.br (Janice Toledo dos Santos) Thu, 12 Dec 2024 16:33:05 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Abraço Guarapiranga, um espaço para discussão sobre Saúde Única //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/695 <p>Em um cenário global de mudanças ambientais causadas por atividades humanas, o envolvimento social, por meio de educação inclusiva, é essencial para mitigar os impactos. Em São Paulo, o evento "Abraço Guarapiranga", com mais de 200 participantes por edição, reflete essa estratégia, promovendo, com a participação da Universidade Santo Amaro (UNISA), oficinas de educação ambiental. Nas edições de 2023 e 2024, três oficinas principais abordaram temas como identificação de animais peçonhentos, guarda responsável de animais e biomas. Com atividades lúdicas, como jogos e manuseio de animais, o evento envolveu especialmente crianças, proporcionando uma aprendizagem eficaz e inclusiva. As oficinas reforçaram a importância do manejo adequado de animais e a prevenção de zoonoses, destacando o papel do cidadão na preservação ambiental. Esse modelo de educação, reconhecido globalmente, contribui para mitigar os impactos antrópicos e promover a saúde pública. A participação dos alunos da UNISA foi essencial para a integração universidade-comunidade, além de fortalecer a formação cidadã e prática, alinhada aos princípios da Saúde Única. O evento ilustrou a importância da educação ambiental na promoção do desenvolvimento sustentável e na conscientização para a preservação do meio ambiente e saúde pública.</p> Renata Bottura, Beatriz Rodrigues da Cruz, Amanda Thays Ferreira Mendes, Jaislla Mariane Mendes Ramos , Echiley Kaylane Felício Soares , Fabiana Andrea Messias Silva, Bruna Mika Senzaki, Agatha de Almeida Ferreira, Ingridi Braz De Oliveira, Fabyana Moraes de Carvalho, Ana Beatriz Mendes de Oliveira, Rodrigo Silverio F. Da Cruz, Marcio Muniz Barreto Silva, Maria do Socorro Silva Pereira Lippi, Guilherme José da Silva Costa, Valéria Castilho Onófrio, Adriana Cortez Copyright (c) 2024 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/695 Thu, 12 Dec 2024 00:00:00 -0300 Curricularização da extensão //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/696 <p><strong>Introdução:</strong> O Projeto EcoEscola, Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) e educação alimentar e nutricional (EAN), instigou reflexões sobre as inter-relações entre alimentação, consumo e meio ambiente, promovendo a educação nutricional através de abordagem prática. O projeto foi extensão das atividades do Programa de Pós-Graduação em Saúde Única, Escola Estadual Paulino Nunes Esposo com as propostas do Guia Alimentar de 2014. <strong>Objetivo:</strong> Provocar reflexões sobre as relações entre alimento, consumo e natureza realizando atividade de educação nutricional. <strong>Método</strong>: Ação de extensão do Programa de pós graduação em Saúde Única. Previamente capacitados a conteudistas/palestrantes sob supervisão de professores do mesmo PPG. A atividade contou com a participação de alunos da Escola estadual Paulino Nunes Esposo. No refeitório, a palestra baseada no guia alimentar para população brasileira de 2014, com a oportunidade de consumir alimentos produzidos por itens não convencionais, como por exemplo brigadeiros de casca de banana. Os estudantes puderam testar seus conhecimentos desenvolvendo apresentações sobre alimentação saudável com ênfase no conceito “do campo à mesa”. Como parte das atividades práticas, disponibilizados tetra pack vazio de leite, batata frita e suco artificial, canetas coloridas e papel <em>flipshart</em>. <strong>Resultados:</strong> Percebemos que a ação, provocou nos alunos, sensibilização a respeito dos alimentos e da alimentação, como um dos pilares centrais do desenvolvimento sustentável. Alguns desconheciam o trajeto do “campo a mesa” do alimento e suas respectivas embalagens. Vimos que sensibilizamos a respeito das necessidades básicas até questões de abundância e desperdício. <strong>Conclusão:</strong> a gastronomia, uma de suas expressões mais refinadas, pode servir como um ponto de equilíbrio entre realidades distantes, promovendo um sistema de inovação voltado à sustentabilidade do planeta. Esse sistema deve respeitar e valorizar nossa cultura, história e biodiversidade.</p> Cintia Leci Rodrigues , Marcelo Andreetta Corral , Paula Yuri Sugishita Kanikadan , Luiz Augusto Menegazzo Copyright (c) 2024 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/696 Thu, 12 Dec 2024 00:00:00 -0300 Dengue, aprendendo a prevenir: “Esquadrão Anti-Dengue” //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/674 <p>Tendo em vista o cenário epidemiológico de dengue no Estado de São Paulo, principalmente na região da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) da Capela do Socorro, esse projeto tem por objetivo apresentar a um público infantojuvenil conceitos científicos consolidados a respeito do vetor, dos métodos profiláticos e dos principais sintomas da dengue. Para isso, a dramatização utilizando fantoches foi empregada como instrumento pedagógico, a fim de promover uma maior assimilação dos conteúdos ministrados, fomentando um maior engajamento com a causa e trazendo benefícios para toda a comunidade.</p> Mauricio Eurico Ramiro da Silva, Afonso Henriques de Almeida Santos, Paola Antonella Tassolo Rossi, Luiz David Fassina, Pedro de Oliveira Moraes, Raphael Daitchmann Martines Pinheiro dos Santos, Renato Henrique Mingorance Mascarenhas, Rafaella Coelho Cardoso, Vinicius Taiky Miura de Oliveira, José Guilherme da Costa Silva, Patrícia Colombo-Souza Copyright (c) 2024 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/674 Thu, 12 Dec 2024 00:00:00 -0300 Educação ambiental //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/697 <p>O presente relato apresenta uma reflexão sobre uma ação extensionista, realizada sob a forma de evento, desenvolvida com alunos do ensino médio de escolas públicas da região sul de São Paulo. A ação, baseada na Campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada em junho e 2024 e teve como objetivo criar ambientes de aprendizagem em educação ambiental, tendo como base a indissociabilidade pesquisa – ensino – extensão, a relação dialógica com a comunidade, a formação cidadã e a formação integral dos discentes envolvidos. Cerca de 80 estudantes do ensino médio de duas escolas públicas da zona sul de São Paula participaram de oito oficinas e uma trilha de reciclagem, conhecendo e experimentando temas e conteúdos ligados a educação ambiental e atenção à saúde única: reciclagem e reuso de materiais; aproveitamento sustentável de recursos; conceitos básicos de microbiologia e cuidados com higiene; alimentação saudável e manejo de animais domésticos e não domésticos. A proposta segue o fundamento de que ações de conscientização ambiental apresentam melhor impacto quando iniciadas precocemente, tanto de modo formal quanto informal e podem produzir mudanças de comportamento e atitude, principalmente quando vivenciadas de forma lúdica e experimentativa.&nbsp;&nbsp;</p> Guilherme José da Costa Silva, Patrícia Colombo-Souza, Maria do Socorro S Pereira Lippi, Valeria Castilho Onofrio, Marco Antônio Amadeu, Rosemeire de Oliveira, Luiz Henrique da Silva Nali , Ingryd Carolinne Costa Campos, Celia Aparecida Marques Pimenta, Pedro Gustavo Sponton Campana Inojosa, Debora Driemeyer Wilbert, Adriana Cortez Copyright (c) 2024 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/697 Thu, 12 Dec 2024 00:00:00 -0300 Nutrição e Saúde Única //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/698 <p><strong>Introdução:</strong> O Projeto EcoEscola, Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) e educação alimentar e nutricional (EAN), instigou reflexões sobre as inter-relações entre alimentação, consumo e meio ambiente, promovendo a educação nutricional através de abordagem prática. O projeto foi extensão das atividades do Programa de Pós-Graduação em Saúde Única, Escola Estadual Paulino Nunes Esposo com as propostas do Guia Alimentar de 2014. <strong>Objetivo:</strong> Provocar reflexões sobre as relações entre alimento, consumo e natureza realizando atividade de educação nutricional. <strong>Método</strong>: Ação de extensão do Programa de pós graduação em Saúde Única. Previamente capacitados a conteudistas/palestrantes sob supervisão de professores do mesmo PPG. A atividade contou com a participação de alunos da Escola estadual Paulino Nunes Esposo. No refeitório, a palestra baseada no guia alimentar para população brasileira de 2014, com a oportunidade de consumir alimentos produzidos por itens não convencionais, como por exemplo brigadeiros de casca de banana. Os estudantes puderam testar seus conhecimentos desenvolvendo apresentações sobre alimentação saudável com ênfase no conceito “do campo à mesa”. Como parte das atividades práticas, disponibilizados tetra pack vazio de leite, batata frita e suco artificial, canetas coloridas e papel <em>flipshart</em>. <strong>Resultados:</strong> Percebemos que a ação, provocou nos alunos, sensibilização a respeito dos alimentos e da alimentação, como um dos pilares centrais do desenvolvimento sustentável. Alguns desconheciam o trajeto do “campo a mesa” do alimento e suas respectivas embalagens. Vimos que sensibilizamos a respeito das necessidades básicas até questões de abundância e desperdício. <strong>Conclusão:</strong> a gastronomia, uma de suas expressões mais refinadas, pode servir como um ponto de equilíbrio entre realidades distantes, promovendo um sistema de inovação voltado à sustentabilidade do planeta. Esse sistema deve respeitar e valorizar nossa cultura, história e biodiversidade.</p> Clara Rodrigues , Janiquelli Barbosa Silva , Patrícia Colombo de Souza , Guilherme José da Costa Silva , Adriana Cortez Copyright (c) 2024 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/698 Thu, 12 Dec 2024 00:00:00 -0300