Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia <div data-olk-copy-source="MessageBody">A revista "Com Vivência" é uma iniciativa dedicada à divulgação das ações de extensão universitária da Universidade Santo Amaro (UNISA) e de outras instituições. "Com Vivência" pretende demonstrar a importância das universidades na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, evidenciando a contribuição da UNISA na formação de profissionais capacitados e cidadãos conscientes.</div> <div class="x_elementToProof">"Com Vivência" busca destacar projetos que geram benefícios significativos para as comunidades, servindo como exemplo e inspiração para futuras iniciativas. A missão da revista é criar um espaço para compartilhar, debater e aprimorar experiências bem-sucedidas, contribuindo para o crescimento contínuo da extensão universitária no Brasil.</div> pt-BR gjsilva@prof.unisa.br (Guilherme José da Costa Silva) periodicos@unisa.br (Janice Toledo dos Santos) Fri, 05 Sep 2025 10:10:24 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Estimulação cognitiva em idosos //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/788 <p><strong>Introdução: </strong><span style="font-weight: 400;">O Brasil tem experimentado um rápido envelhecimento populacional. Projeções do IBGE (2024) apontam que, até 2041, 20% da população terá 60 anos ou mais. Este cenário demanda ações voltadas à promoção da saúde física, mental e emocional dos idosos, especialmente no que tange à prevenção do declínio cognitivo e à valorização da autonomia. Estudos mostram que atividades cognitivas prazerosas, como jogos e exercícios de memória, promovem melhorias na função cerebral e no bem-estar (YASSUDA et al., 2006; UCL, 2021). Assim, é crucial desenvolver intervenções preventivas e inclusivas, alinhadas à ODS 3 da ONU, que busca assegurar uma vida saudável para todas as idades. </span><strong>Objetivo: </strong><span style="font-weight: 400;">Este projeto de extensão interdisciplinar, entre a medicina e a psicologia neurocognitiva, tem como objetivo estimular as atividades neuronais e a criatividade dos idosos, contribuindo para a prevenção de doenças neurodegenerativas. </span><strong>Metodologia:</strong><span style="font-weight: 400;"> Será realizada uma intervenção presencial na Universidade Santo Amaro (UNISA), com idosos voluntários que assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A atividade iniciará com uma palestra sobre estimulação cognitiva, seguida de uma dinâmica de grupo inspirada no "bingo cognitivo", integrando aspectos lúdicos, sociais e cognitivos. Os participantes receberão uma lembrança personalizada com panfletos educativos e jogos cognitivos. </span><strong>Resultados: </strong><span style="font-weight: 400;">Fortalecimento das funções mentais, estímulo à criatividade, aumento da interação social e promoção de bem-estar. </span><strong>Conclusão:</strong><span style="font-weight: 400;"> Espera-se contribuir para o envelhecimento ativo e saudável, promovendo a saúde mental com respeito e afeto.</span></p> Ana Carolina Maffei Dardis, Camilly Melissa Ayumi Harasawa, Gabriela Rodrigues Fomin, Giovanna Capato Vilero, Isabela Tiemi Aguiar Matsuda, Laura Santiago De Matos, Luísa Vieira Causin Alves, Mariana Gonzalez Galindo, Sofia Mei Hirata, Yasmin De Paula Assumpção Copyright (c) 2025 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/788 Tue, 11 Nov 2025 00:00:00 -0300 A geração resilimente //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/789 <p>O aumento das taxas de suicídio, tentativas de suicídio e autolesões no Brasil, especialmente entre jovens, é uma questão alarmante, conforme indicado em vários estudos recentes, Casos de autointoxicação intencional por medicamentos cresceram drasticamente, assim como o número de internações por tentativas de suicídio. (Fiocruz, 2024). Esses dados refletem uma crise de saúde mental, particularmente agravada em grupos vulneráveis, como jovens de 16 a 20 anos, faixa etária que passa por mudanças emocionais, sociais e biológicas significativas. O presente projeto de teve como objetivo promover a saúde mental entre crianças e adolescentes, abordando a importância do autocuidado, resiliência emocional e apoio mútuo no ambiente escolar. A intervenção foi realizada na Escola EEPSG Prof. Giulio David Leone, onde foram desenvolvidas atividades educativas e participativas, incluindo palestras, oficinas práticas e grupos de apoio. A população alvo abrange alunos matriculados na escola, com foco em diferentes faixas etárias e contextos sociais, visando atender à diversidade da comunidade escolar. A metodologia adotada foi baseada em abordagens integrativas, objetivando promover um ambiente seguro e acolhedor para os participantes. Observou-se que as ações propostas contribuam significativamente para a conscientização sobre saúde mental, reduzindo estigmas associados aos transtornos mentais e incentivando a busca por apoio psicológico. </p> <h1><span style="font-weight: 400;">oio psicológico.</span></h1> Giovanna dos Santos Cesario Copyright (c) 2025 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/789 Mon, 10 Nov 2025 00:00:00 -0300