//periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/issue/feed Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA 2024-12-12T16:33:05-03:00 Guilherme José da Costa Silva gjsilva@prof.unisa.br Open Journal Systems <div data-olk-copy-source="MessageBody">A revista "Com Vivência" é uma iniciativa dedicada à divulgação das ações de extensão universitária da Universidade Santo Amaro (UNISA) e de outras instituições. "Com Vivência" pretende demonstrar a importância das universidades na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, evidenciando a contribuição da UNISA na formação de profissionais capacitados e cidadãos conscientes.</div> <div class="x_elementToProof">"Com Vivência" busca destacar projetos que geram benefícios significativos para as comunidades, servindo como exemplo e inspiração para futuras iniciativas. A missão da revista é criar um espaço para compartilhar, debater e aprimorar experiências bem-sucedidas, contribuindo para o crescimento contínuo da extensão universitária no Brasil.</div> //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/695 Abraço Guarapiranga, um espaço para discussão sobre Saúde Única 2024-12-12T14:08:28-03:00 Renata Bottura renata.bottura@yahoo.com.br Beatriz Rodrigues da Cruz renata.bottura@yahoo.com.br Amanda Thays Ferreira Mendes renata.bottura@yahoo.com.br Jaislla Mariane Mendes Ramos renata.bottura@yahoo.com.br Echiley Kaylane Felício Soares renata.bottura@yahoo.com.br Fabiana Andrea Messias Silva renata.bottura@yahoo.com.br Bruna Mika Senzaki renata.bottura@yahoo.com.br Agatha de Almeida Ferreira renata.bottura@yahoo.com.br Ingridi Braz De Oliveira renata.bottura@yahoo.com.br Fabyana Moraes de Carvalho renata.bottura@yahoo.com.br Ana Beatriz Mendes de Oliveira renata.bottura@yahoo.com.br Rodrigo Silverio F. Da Cruz renata.bottura@yahoo.com.br Marcio Muniz Barreto Silva renata.bottura@yahoo.com.br Maria do Socorro Silva Pereira Lippi mlippi@prof.unisa.br Guilherme José da Silva Costa renata.bottura@yahoo.com.br Valéria Castilho Onófrio vonofrio@prof.unisa.br Adriana Cortez acortez@prof.unisa.br <p>Em um cenário global de mudanças ambientais causadas por atividades humanas, o envolvimento social, por meio de educação inclusiva, é essencial para mitigar os impactos. Em São Paulo, o evento "Abraço Guarapiranga", com mais de 200 participantes por edição, reflete essa estratégia, promovendo, com a participação da Universidade Santo Amaro (UNISA), oficinas de educação ambiental. Nas edições de 2023 e 2024, três oficinas principais abordaram temas como identificação de animais peçonhentos, guarda responsável de animais e biomas. Com atividades lúdicas, como jogos e manuseio de animais, o evento envolveu especialmente crianças, proporcionando uma aprendizagem eficaz e inclusiva. As oficinas reforçaram a importância do manejo adequado de animais e a prevenção de zoonoses, destacando o papel do cidadão na preservação ambiental. Esse modelo de educação, reconhecido globalmente, contribui para mitigar os impactos antrópicos e promover a saúde pública. A participação dos alunos da UNISA foi essencial para a integração universidade-comunidade, além de fortalecer a formação cidadã e prática, alinhada aos princípios da Saúde Única. O evento ilustrou a importância da educação ambiental na promoção do desenvolvimento sustentável e na conscientização para a preservação do meio ambiente e saúde pública.</p> 2024-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/696 Curricularização da extensão 2024-12-12T14:31:39-03:00 Cintia Leci Rodrigues cintialeci@prof.unisa.br Marcelo Andreetta Corral mcorral@prof.unisa.br Paula Yuri Sugishita Kanikadan psugishita@prof.unisa.br Luiz Augusto Menegazzo lmenegazzo@prof.unisa.br <p><strong>Introdução:</strong> O Projeto EcoEscola, Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) e educação alimentar e nutricional (EAN), instigou reflexões sobre as inter-relações entre alimentação, consumo e meio ambiente, promovendo a educação nutricional através de abordagem prática. O projeto foi extensão das atividades do Programa de Pós-Graduação em Saúde Única, Escola Estadual Paulino Nunes Esposo com as propostas do Guia Alimentar de 2014. <strong>Objetivo:</strong> Provocar reflexões sobre as relações entre alimento, consumo e natureza realizando atividade de educação nutricional. <strong>Método</strong>: Ação de extensão do Programa de pós graduação em Saúde Única. Previamente capacitados a conteudistas/palestrantes sob supervisão de professores do mesmo PPG. A atividade contou com a participação de alunos da Escola estadual Paulino Nunes Esposo. No refeitório, a palestra baseada no guia alimentar para população brasileira de 2014, com a oportunidade de consumir alimentos produzidos por itens não convencionais, como por exemplo brigadeiros de casca de banana. Os estudantes puderam testar seus conhecimentos desenvolvendo apresentações sobre alimentação saudável com ênfase no conceito “do campo à mesa”. Como parte das atividades práticas, disponibilizados tetra pack vazio de leite, batata frita e suco artificial, canetas coloridas e papel <em>flipshart</em>. <strong>Resultados:</strong> Percebemos que a ação, provocou nos alunos, sensibilização a respeito dos alimentos e da alimentação, como um dos pilares centrais do desenvolvimento sustentável. Alguns desconheciam o trajeto do “campo a mesa” do alimento e suas respectivas embalagens. Vimos que sensibilizamos a respeito das necessidades básicas até questões de abundância e desperdício. <strong>Conclusão:</strong> a gastronomia, uma de suas expressões mais refinadas, pode servir como um ponto de equilíbrio entre realidades distantes, promovendo um sistema de inovação voltado à sustentabilidade do planeta. Esse sistema deve respeitar e valorizar nossa cultura, história e biodiversidade.</p> 2024-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/674 Dengue, aprendendo a prevenir: “Esquadrão Anti-Dengue” 2024-12-05T12:34:02-03:00 Mauricio Eurico Ramiro da Silva pcolombocompri@gmail.com Afonso Henriques de Almeida Santos periodicos@unisa.br Paola Antonella Tassolo Rossi periodicos@unisa.br Luiz David Fassina periodicos@unisa.br Pedro de Oliveira Moraes periodicos@unisa.br Raphael Daitchmann Martines Pinheiro dos Santos periodicos@unisa.br Renato Henrique Mingorance Mascarenhas periodicos@unisa.br Rafaella Coelho Cardoso periodicos@unisa.br Vinicius Taiky Miura de Oliveira periodicos@unisa.br José Guilherme da Costa Silva periodicos@unisa.br Patrícia Colombo-Souza pcolombo@prof.unisa.br <p>Tendo em vista o cenário epidemiológico de dengue no Estado de São Paulo, principalmente na região da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) da Capela do Socorro, esse projeto tem por objetivo apresentar a um público infantojuvenil conceitos científicos consolidados a respeito do vetor, dos métodos profiláticos e dos principais sintomas da dengue. Para isso, a dramatização utilizando fantoches foi empregada como instrumento pedagógico, a fim de promover uma maior assimilação dos conteúdos ministrados, fomentando um maior engajamento com a causa e trazendo benefícios para toda a comunidade.</p> 2024-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/697 Educação ambiental 2024-12-12T15:14:37-03:00 Guilherme José da Costa Silva gjsilva@prof.unisa.br Patrícia Colombo-Souza pcolombo@prof.unisa.br Maria do Socorro S Pereira Lippi mlippi@prof.unisa.br Valeria Castilho Onofrio vonofrio@prof.unisa.br Marco Antônio Amadeu marcoamadeu@prof.unisa.br Rosemeire de Oliveira rosoliveira@prof.unisa.br Luiz Henrique da Silva Nali lnali@prof.unisa.br Ingryd Carolinne Costa Campos iccampos@prof.unisa.br Celia Aparecida Marques Pimenta cpimenta@prof.unisa.br Pedro Gustavo Sponton Campana Inojosa pcampana@prof.unisa.br Debora Driemeyer Wilbert dwilbert@prof.unisa.br Adriana Cortez acortez@prof.unisa.br <p>O presente relato apresenta uma reflexão sobre uma ação extensionista, realizada sob a forma de evento, desenvolvida com alunos do ensino médio de escolas públicas da região sul de São Paulo. A ação, baseada na Campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada em junho e 2024 e teve como objetivo criar ambientes de aprendizagem em educação ambiental, tendo como base a indissociabilidade pesquisa – ensino – extensão, a relação dialógica com a comunidade, a formação cidadã e a formação integral dos discentes envolvidos. Cerca de 80 estudantes do ensino médio de duas escolas públicas da zona sul de São Paula participaram de oito oficinas e uma trilha de reciclagem, conhecendo e experimentando temas e conteúdos ligados a educação ambiental e atenção à saúde única: reciclagem e reuso de materiais; aproveitamento sustentável de recursos; conceitos básicos de microbiologia e cuidados com higiene; alimentação saudável e manejo de animais domésticos e não domésticos. A proposta segue o fundamento de que ações de conscientização ambiental apresentam melhor impacto quando iniciadas precocemente, tanto de modo formal quanto informal e podem produzir mudanças de comportamento e atitude, principalmente quando vivenciadas de forma lúdica e experimentativa.&nbsp;&nbsp;</p> 2024-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA //periodicos.unisa.br/index.php/comvivencia/article/view/698 Nutrição e Saúde Única 2024-12-12T15:26:30-03:00 Clara Rodrigues clarodrigues@prof.unisa.br Janiquelli Barbosa Silva jabsilva@prof.unisa.br Patrícia Colombo de Souza pcolombo@prof.unisa.br Guilherme José da Costa Silva gjsilva@prof.unisa.br Adriana Cortez acortez@prof.unisa.br <p><strong>Introdução:</strong> O Projeto EcoEscola, Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) e educação alimentar e nutricional (EAN), instigou reflexões sobre as inter-relações entre alimentação, consumo e meio ambiente, promovendo a educação nutricional através de abordagem prática. O projeto foi extensão das atividades do Programa de Pós-Graduação em Saúde Única, Escola Estadual Paulino Nunes Esposo com as propostas do Guia Alimentar de 2014. <strong>Objetivo:</strong> Provocar reflexões sobre as relações entre alimento, consumo e natureza realizando atividade de educação nutricional. <strong>Método</strong>: Ação de extensão do Programa de pós graduação em Saúde Única. Previamente capacitados a conteudistas/palestrantes sob supervisão de professores do mesmo PPG. A atividade contou com a participação de alunos da Escola estadual Paulino Nunes Esposo. No refeitório, a palestra baseada no guia alimentar para população brasileira de 2014, com a oportunidade de consumir alimentos produzidos por itens não convencionais, como por exemplo brigadeiros de casca de banana. Os estudantes puderam testar seus conhecimentos desenvolvendo apresentações sobre alimentação saudável com ênfase no conceito “do campo à mesa”. Como parte das atividades práticas, disponibilizados tetra pack vazio de leite, batata frita e suco artificial, canetas coloridas e papel <em>flipshart</em>. <strong>Resultados:</strong> Percebemos que a ação, provocou nos alunos, sensibilização a respeito dos alimentos e da alimentação, como um dos pilares centrais do desenvolvimento sustentável. Alguns desconheciam o trajeto do “campo a mesa” do alimento e suas respectivas embalagens. Vimos que sensibilizamos a respeito das necessidades básicas até questões de abundância e desperdício. <strong>Conclusão:</strong> a gastronomia, uma de suas expressões mais refinadas, pode servir como um ponto de equilíbrio entre realidades distantes, promovendo um sistema de inovação voltado à sustentabilidade do planeta. Esse sistema deve respeitar e valorizar nossa cultura, história e biodiversidade.</p> 2024-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Com Vivência: Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro – UNISA